O Herói Trancado (1999); A Rede Maldita (1991); O Vagabundo Faixa Preta (1992); A Mulher e o Mandacaru (1994); Traição no Sertão (1996, originalmente filmado em super-8, em 1979); A Moça e o Rapaz Valente (1999); A Valize Foi Trocada (2007, nome original com “z”); O Show Variado (2010). Todas essas “obras cinematográficas”, pertencem a um Amante da Sétima Arte, alagoano de nascença, mas recifense de coração: SIMIÃO MARTINIANO.
"O SHOW VARIADO" |
Batizado como o “CAMELÔ DO CINEMA”, título do documentário produzido em 1998 pela jornalista CLARA ANGÉLICA e HILTON LACERDA, em Recife, SIMIÃO é um dos poucos sonhadores do mundo do cinema, que conseguiu realizar seus sonhos. Filmes de baixíssimos orçamentos, contando com as atuações de muitos amigos, parentes e vizinhos, ele se destacou na multidão, exatamente pela sua simplicidade em fazer filmes.
"A MOÇA E O RAPAZ VALENTE" |
Alagoano da cidade de União dos Palmares, Simião Martiniano mora em Jaboatão dos Guararapes, município da região metropolitana do Recife. À frente do Grupo Cine Teatro Clênio Wanderley, Martiniano roteiriza, produz, dirige e, não raro, atua – não só em suas produções, mas também nas de outros diretores. Seus filmes de ação, romance e melodrama dialogam e subvertem gêneros. “Faço porque gosto, e pronto...não dependo de ninguém para produzir meus filmes, apenas conto com grandes amigos e sonhadores”, diz o veterano “cineasta”.
Trabalha vendendo DVDs e vinis antigos, além de cópias de seus próprios filmes, em uma banca de rua no centro do Recife, o que o tornou conhecido como “Simião, o camelô de cinema”. Perguntado se ficou rico com suas “produções”, ele dispara: “sempre fui rico...rico de criatividade, isso é o que me importa!”
"O HERÓI TRANCADO" |
VIDA
LONGA AO SIMIÃO MARTINIANO, “O CAMELÔ DO CINEMA”!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário