sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"SESSÃO NOSTALGIA" - NATIONAL KID: O "AVÔ" DOS POWER RANGERS!!!






Quem assiste hoje, os famigerados POWER RANGERS, com suas acrobacias, piruetas, socos e pontapés mal coreografados, nem de longe imagina que eles tiveram um antecessor, um ícone desse estilo de seriado baseado em super-heróis de outro planeta. Estou falando do eterno e incomparável NATIONAL KID!!! CONFIRA!!! 



Só quem tem mais de 40 anos, com certeza vai lembrar das lutas desse incansável herói japonês, o primeiro do gênero, enfrentando seres de outros mundos, de outras dimensões! Esse herói nasceu de uma inteligentíssima estratégia de marketing (leia matéria logo abaixo) criada pela NATIONAL ELETRONICS INC., uma fábrica de eletrodomésticos que viu no herói, uma forma de massificar e popularizar seu nome! E, claro, a estratégia deu muito certo!!! Mas voltemos ao NATIONAL KID. 



Nos meus idos de infância, em plena era da tv no BRASIL, eu ficava aguardando o horário do final de tarde, geralmente perto das 17h, sintonizava a tv na RECORD e soltava a imaginação nas aventuras desse super-herói. Estávamos no final da década de 60 início da década de 70, a caminho do pior regime político de nosso país, a DITADURA MILITAR. Naquele tempo, crianças não poderiam ficar na rua após as 18h, e quem fosse de maior, deveria portar constantemente um documento de identidade no bolso. Você poderia estar apenas na frente de sua casa, sentado no muro ou na calçada, mas se passasse uma viatura da polícia e você fosse pego sem documentos, era cadeia, na hora! Como eu era uma criança, minha grande diversão era assistir tv, em especial o NATIONAL KID. Eu simplesmente dislumbrava, ao ouvir a musiquinha tema de abertura, ficava delirando ao ver o meu herói voando sobre a cidade, sobre o mar...era fantástico!!! 



NATIONAL KID voava, tinha 2 pistolas lasers, usava máscada, tinha um capacete, usava luvas...era um herói bem demodê...como a tv era preto em branco, pois a em cores ainda não havia chegado no BRASIL, prá mim não importava, era bom do mesmoo jeito. NATIONAL KID tinha um alter-ego, assim como CLARK KENT era o SUPERHOMEM, o PROFESSOR MASSAU HATA se transformava no NATIONAL KID. Era um barato: ele girava o corpo numa volta de 360º e se transformava no herói! Claro, essa revelação só foi ao ar no último capítulo, quando ele se despedia do planeta terra: sua missão tinha acabado!! (nem preciso dizer que chorei feito menino, quando ele foi embora...rsrsrs..) e quantas vezes eu não amarrei uma toalha no pescoço, pintei uma máscara de papel e pus no rosto, e saia correndo de braços abertos, imaginando ser o NATIONAL?! Muitas vezes....muitas vezes... 



Juntamente com NATONAL KID, havia um grupo de crianças que sempre o auxiliavam, ou melhor, sempre algum deles estava em perigo ou sem querer, se envolvia com os invasores da terra. O maior inimigo de NATIONAL KID, eram os INCAS VENUZIANOS....um detalhe curioso: esses venuzianos tinham um Z no peito da roupa...e até hoje, não se sabe o significado dessa letra... Quando no início do texto eu disse que ele era o avô do POWERS RANGERS, foi porque toda aquela coreografia tosca deles, originou do NATIONAL KID. Se hoje assistirmos NATIONAL KID, e formos comparar aos RANGERS, as semelhanças serão enormes...mas, com uma exceção: sem sobra de dúvida, NATIONAL KID é extremamente muito melhor!!! 



VIDA LONGA AO NATIONAL KID!!! 

 National Kid (ナショナルキッド, Nashônaru Kiddo em japonês) é uma série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961. Foi produzida pela Toei Company e exibida pela NET (atual tv asahi). O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. A tarefa foi entregue aomangaka Daiji Kazumine, o mesmo que algum tempo depois criaria outro herói espacial, Spectreman. O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco. A abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema: Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço! Super herói invencível, cavaleiro da paz e da justiça.... National Kid! A partir daí então era entoada a canção tema do seriado. 



 CARACTERÍSTICAS DO HERÓI 

 National Kid voava no espaço vindo da sua terra natal Andrômeda quando percebeu uma grande nave espacial indo em direção ao planeta Terra e resolveu ir também para saber do que se trataria. Ao descobrir que eram os Incas (talvêz o produtor da série quis dizer que seria uma mesma civilização Inca que existiu na terra) do planeta Vênus que vieram para tomar o planeta porque os humanos haviam construido a bomba atômica, resolveu ajudar contra este e outros ataques que estaria por vir ao longo das séries. Vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra "N" estampado no peito, nosso herói salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas que emitiam apenas um tipo de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero. 

O seriado é composto de 39 episódios distribuídos em cinco histórias: 

 Os Incas Venusianos 



 Seres de orelhas ponteagudas, vestidos em um traje cor preta com a letra Z estampada na camisa, eram comandados pela imperatriz Aura. A característica marcante era a sua saudação ao Deus deles "Awika" que em seguida aparecia uma mulher executando uma dança típica a meia luz enquanto eles ficavam imóveis com os braços cruzados. A parte da dança foi muito cortada e por isso pouca gente pode ver. Voavam elevando os joelhos, parecendo estar correndo no espaço. 

 Os Seres Abissais 



Governados por Nelkon, o demônio do Reino Abissal, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome era Celacanto, ou Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um terremoto, daí a famosa frase: "Celacanto provoca maremoto". Seriam eles os seres das profundezas do mar revoltados com a constante poluição provocadas pelo homem lançando destroços e lixo radioativo no mar. 

 O Império Subterrâneo 



Os seres subterrâneos, comandados por Helltar e Hana se associam ao Dr Kuroiva, para obter a fórmula do elemento Cobálcio, que traria poderes aos possuintes. 

 Os Zarrocos do Espaço 

Seres de narizes finíssimos que comandavam o monstro Giabra. Este só não destruiu as cidades de Tóquio, Osaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid. 

O Mistério do Garoto 



Espacial Tarô, o garoto espacial, usando sua nave em forma de ovo, sai de casa em seu planeta natal sem o conhecimento do seu pai e vai visitar o planeta Terra mas é atingido por engano por um foguete lançado pelo Japão que não entenderam o que aconteceu. Com a queda da sua nave, ele fica sem memória e é encontrado pelos detetives mirins (alunos de Massao Hata) que o acudam em casa. O pai de Tarô, recebe a visita do Dr Kuroiva que o engana dizendo que o choque com o foguete foi um ataque terrestre contra seu filho. Irado, ameaça destruir a Terra começando por Tóquio. Seu filho que tinha recuperado a memória, ficou amigo dos detetives mirins e tenta se comunicar telepaticamente com seu pai mas em vão. No dia em que a nave do seu pai iria destruir a Terra, Tarô e as crianças vão caminhando de mãos dadas em direção a nave que havia pousado antes. 



O pai de Tarô percebe que o filho está entre eles e suspende o ataque até a chegada das crianças que o convence que os terráqueos eram boas pessoas. Assim Terra é salva e quando a nave vai embora, lança um poderoso raio em direção a nave do Dr Kuroiva que tinha acabado de assumir tudo por motim mas é destruído logo em seguida. Tarô volta em segurança ao seu planeta em sua nave em forma de ovo agradecendo a ajuda que teve dos detetives mirins. No fim desta história, Massao Hata revela a sua identidade secreta e com a missão cumprida volta para Alfa-Centauro mas não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.



 No Brasil foi televisionada de 1964 até início dos anos 1970 pelas TVs Rio, Record e Excelsior. A série só parou de passar na TV porque o então Ministro da Justiça da ditadura militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores. Ainda que tenha sido grande sucesso entre a juventude no Brasil, no Japão o sucesso foi apenas mediano. Nas palavras de seu próprio produtor, que em viagem ao Brasil na década de 90, foi descoberto por um repórter que o entrevistou, disse ter se surpreendido com a popularidade que a série havia conseguido alcançar no país. A popularidade existe até hoje: vilões como os Incas Venusianos e a expressão Celacanto provoca maremoto são derivadas da série. No Brasil, National Kid teve em 1993 alguns de seus episódios lançados em VHS. No segundo semestre de 2002 foi lançado em dois DVDs. E em 2009 ainda teve o relançamento em DVD, pela Focus Filmes. (FONTE: WIKIPÉDIA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário