Quando você estiver na fila neste fim de semana para ver Transformers 3, lembre que cinema é a arte da ilusão. Um diretor pode reaproveitar trechos de um filme em outro, por exemplo, sem que você perceba.
É recorrente a prática de reaproveitar, em filmes diferentes, imagens de "estoque", como tomadas aéreas de Nova York, de amanhecer e pôr-do-sol... Michael Bay vai um pouco além, porém. Se em Transformers ele reaproveitou um porta-aviões de Pearl Harbor, agora em Transformers 3 há trechos de colisões que haviam sido filmadas em A Ilha. Confira:
Meu irmao massa mesmo, nunca tinha reparado tal detalhe. Contigo acho a prática bacana, pois ele aproveita uma determinada cena e consegue literalmente "transformar" em outra com pano de fundo igual mas com emoçao diferente. Acho que tem "carinha" copiando tanto por aí, mas besteira, o que vale no final é a açao!
ResponderExcluirQuando fomos ver o filme na última quarta-feira, um dos primeiros comentários que fiz com os demais membros do Clube do Filme foi exatamente esse, que tinha visto uma cena muito semelhante a do filme A Ilha.
ResponderExcluirA única diferença é que eu só percebi uma cena, a outra por ter sido editada (colocaram um robo batendo no carro) passou despercebida.