De acordo com a Filme B, empresa especializada em conteúdo online, 6 em cada 10 brasileiros preferem assistir filmes dublados.
Em pesquisa realizada no setor, foi verificado que, no ano de 2014, 59% dos público assistiram filmes dublados, enquanto 28% assistiram legendados.
Os 13% restantes eram de filmes nacionais.
Malévola, que foi uma das maiores bilheterias do ano passado, apenas 23% do seu público ouviu a voz de Angelina Jolie. Já em Rio 2, 99,7% do públicou assistiu a versão dublada do filme.
Pelo Brasil, foi verificado que Manaus é capital que mais teve visualização de filmes dublados, com 70% do público, enquanto Brasília foi a menor, com 36%.
As duas maiores metrópoles, São Paulo
e Rio de Janeiro, tiveram 51% e 44%,
respectivamente.
Segundo o diretor do Filme B, Paulo Sergio de Almeida, o alto número pode ser explicado por três fatores: o ingresso das classes C e D nas salas de cinema, a dificuldade na leitura de legendas e a TV aberta, que trouxe uma cultura de filmes dublados.
Mas será mesmo que a "preferência" por filmes dublados é apenas pela preguiça ou facilidade de assisti-los? Fato é que em diversas salas de cinema os filmes dublados não são uma opção, mas quase uma imposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário