StarTrek.com está profundamente tristes em informar o falecimento de Leonard Nimoy. A lenda - um ator, escritor, produtor, diretor, poeta, anfitrião, artista narração, fotógrafo, marido, pai e avô, bem como amado Spock de Star Trek - morreu hoje aos 83 anos de idade em sua casa em Los Angeles . Nimoy sucumbiu às fases finais da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), uma doença que resultou de anos de tabagismo e que o afligia, apesar de ter parado de fumar há três décadas.
Em 2014, ele anunciou via Twitter que estava lutando contra DPOC e pediu aos fãs para parar de fumar antes que fosse tarde demais.
A carreira de Nimoy durou gerações. Nascido e criado em Boston, se mudou para Los Angeles aos 18 anos onde começou sua carreira profissional. Ele trabalhou em pequenos papéis no teatro, fazendo ponts me peças como: “Rainha por um Dia”, Zumbis do Stratosphere and Them! Depois, trabalhou em séries de tv como: “Broken Arrow”, “Dragnet”, “Sea Hunt”, “Twilight Zone”, “Wagon Train” e “The Outer Limits”.
Noutra ocasião, Nimoy atuou em um episódio de “The Lieutenant”, escrita e criada por um jovem talentoso chamado Gene Roddenberry, e atuou em um episódio de “The Man from UNCLE” ao lado de outro jovem ator canadense chamado William Shatner.
Tempos depois, Roddenberry cria a série STAR TREK, e convida LEONARD NIMOY para o papel do vulcano SPOCK. Nesse piloto, Nimoy trabalhou ao lado do ator JEFFREY HUNTER, que interpretou o capitão CHRISTOPHER PIKE. O pilot foi um fracasso, mas a emissora NBC pediu que Roddenberry refizesse-o e dessa vez, passou a “batuta” de “Capitão” para WILLIAM SHATNER, o qual interpretou o magistralmente o Capitão JAMES TIBERIUS KIRK.
Ao lado da dupla, Roddenberry adicionou a figura do DR. McCOY, numa atuação inigualável do ator DeFORREST KELLY, o qual havia feito teste para o papel de SPOCK.
Estava formado o TRIO INTERGALÁTICO INESQUECÍVEL! Ao 3 personagens, juntaram-se outros membros da tripulação da NAVE INTERESTELAR ENTERPRISE: Nichelle Nichols, James Doohan, George Takei e, começando na segunda temporada, Walter Koenig - formado o elenco que iria ver Star Trek através de três temporadas da série original, mais de 20 episódios de uma série animada e seis filmes de longa metragem, para não mencionar inúmeros comerciais de televisão e incontáveis aparições em diversas convenções.
Nimoy às vezes travada uma batalha interna quando se tratava de Spock. Ele intitulou a sua primeira autobiografia “EU NÃO SOU SPOCK”. Vinte anos mais tarde, porém, ele escreveu “EU SOU SPOCK”. Ele recusou a proposta de Star Trek: Phase II a série, mas voltou para Star Trek: The Motion Picture. Spock morreu em Star Trek II: A Ira de Khan, apenas para ser ressuscitado por Star Trek III: À Procura de Spock, que Nimoy dirigida. Ele também dirigiu Star Trek IV: De volta Para Casa e teria produzido e desenvolvido a história de Star Trek VI: A Fronteira Final. Ainda estrelou como Embaixador Spock em dois episódios de Star Trek: The Next Generation.
E em 2009, depois de 18 longos anos, Nimoy ajudou JJ Abrams reiniciar a franquia Star Trek, atuando como Spock Prime em Star Trek (2009), passando a tocha para Zachary Quinto, que se tornou um amigo próximo. Ele também expressou uma pequena participação em Star Trek Into Darkness e estava em negociações para aparecer no próximo filme de Star Trek, no momento da sua morte.
"VIDA LONGA E PRÓSPERA, NIMOY!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário