Neste sábado (28), às 19 horas, encerramos nossa participação na 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na America do Sul – Democratizando, com a exibição do documentário, já um clássico do cinema brasileiro, CABRA MARCADO PARA MORRER, direção de Eduardo Coutinho.
A sessão que tambem nos dá a oportunidade de homenagear o cineasta Eduardo Coutinho ( 1933 – 2014), propõe a reflexão sobre “o direito humano à terra” e levanta, através do filme, tanto questões como a reforma agrária como traz à tona memórias em torno do período de repressão do golpe militar. Participam deste momento conosco, companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
O FILME
CABRA MARCADA PARA MORRER, direção de Eduardo Coutinho, 115 min, 1984, Brasil
Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. Dezessete anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
Considerado um marco no cinema brasileiro, o filme foi lançado em 1984 e venceu 12 prêmios em festivais.
SERVIÇO
Sessão Direito Humano à Terra
CABRA MARCADA PARA MORRER, direção de Eduardo Coutinho, 115 min, 1984, Brasil
Dia e horário: 28 de março (sábado), às 19 horas
Local: Cine Alto do Moura – Clube dos Artesãos, travessa Mestre Vitalino S/N, Alto do Moura – Caruaru
Classificação indicativa – 12 anos
Participação: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
Entrada gratuita
Apoio: Secretaria de Participação Social de Caruaru
Informações: 81. 9839-8292/ cinemais.altodomoura@gmail.com – Coordenação Yanara Galvão
Cine Alto do Moura no Facebook - https://www.facebook.com/cine.altodomoura
O Cine Alto do Moura é uma realização da Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura através da ação do Cine Mais Cultura, Ministério da Cultura. A 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na America do Sul – Democratizando é um projeto da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura, Governo Federal. Parcerias locais: Secretaria Especial da Mulher de Caruaru, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Museu do Barro de Caruaru. Apoios: Fundação de Cultura de Caruaru e Secretaria de Participação Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário