O roteirista Damon Lindelof e o diretor Ridley Scott falaram sobre Prometheus, a ficção científica da 20th Century Fox que serve como um prelúdio de Alien. Hoje cai na rede um suposto resumo do filme, que está sendo mantido em sigilo há meses.
A sinopse veio do io9, que diz tê-la recebido de uma fonte próxima à produção. Antes de mais nada, leia com desconfiança. A fonte não é segura. E parece coincidência demais o fato de esse resumo aparecer online um dia depois de Scott ter exposto possíveis ideias do filme.
Ainda assim, há elementos aí que são familiares, como o termo "paraíso". Se você não se lembra, em dezembro de 2010, quando os primeiros nomes no elenco foram anunciados, especulou-se que o prelúdio se chamaria justamente Paradise...
Ressalvas feitas, lá vai (os dois últimos parágrafos contêm spoilers do que parece ser o final do filme):
"Terra. Ano 2058.
Escavações arqueológicas na África revelam artefatos alienígenas que mostram que os humanos foram geneticamente criados por uma avançada raça alienígena, os 'space jockeys'. Esses 'deuses aliens' terraformaram a Terra para torná-la habitável para suas criações humanas. Entre os achados da escavação, há coordenadas para chegar ao planeta dos deuses aliens, Paraíso.
Meses depois, a Weyland Corp. lança a espaçonave Prometheus para fazer o primeiro contato. Graças a velocidade acima da luz, em alguns anos a Prometheus chega ao sistema Zeta Riticuli. Os humanos são recebidos por seus criadores, depois transportados além no espaço para um mundo assustador e, ao mesmo tempo, fascinante. Os deuses alienígenas estão orgulhosos de suas 'crianças', a sua primeira criação que alcança tal nível de inteligência.
Como recompensa, eles dividem pedaços de sua espetacular biotecnologia com os humanos. Mas para um membro da Prometheus isso não é suficiente. Em um ato ardiloso, ele rouba o biocódigo-fonte que permite a terraformação de planetas, uma tecnologia que está na origem de todo o poder dos deuses e que poderia igualar os humanos aos seus criadores.
Os deuses aliens podem ser cientistas, mas são também conquistadores cruéis e destruidores de planetas, que não aceitarão os humanos como iguais. Eles lançam sobre a equipe humana em fuga sua favorita arma biológica, uma criatura usada para 'limpar' mundos antes da colonização. Mas algo dá errado no processo e os humanos conseguem voltar a arma contra seus criadores, dando à luz uma linhagem maior, mais malvada e mais esperta dessas criaturas. Criaturas que serão a perdição do Paraíso. O que sobrou da equipe da Prometheus consegue escapar do amaldiçoado planeta.
No seu encalço, um sobrevivente dos deuses aliens, a bordo de uma muito familiar espaçonave, tem uma última missão: levar a ira dos deuses à Terra."
O conceito de terraformação e a alegoria grega - na mitologia, Prometeu é castigado pelos deuses por roubar o fogo e ensiná-lo aos mortais - batem com o que Ridley Scott já revelou do filme. Em breve saberemos se a sinopse é verdadeira ou não.
Alguns sites lá fora têm consultado suas fontes e a resposta varia; o STYD ouviu que a sinopse é bem próxima da verdade, enquanto a Fox soltou um comunicado dizendo que o resumo não condiz com o roteiro do filme. O estúdio aproveitou para divulgar, enfim, uma primeira sinopse oficial. Ela não necessariamente contradiz a descrição que vazou... Leia:
"O visionário cineasta Ridley Scott retorna ao gênero que ele ajudou a definir, criando um épico de ficção científica original nos cantos mais perigosos do universo. O filme leva uma equipe de cientistas e exploradores a uma jornada que testará seus limites físicos e mentais e os largará em um mundo distante, onde eles descobrirão as respostas para nossos dilemas mais profundos e para o maior mistério da vida."
No elenco estão Noomi Rapace, Michael Fassbender, Idris Elba, Sean Harris, Kate Dickie, Charlize Theron, Logan Marshall-Green, Guy Pearce, Benedict Wong, Emun Elliott e Ben Foster (recém-confirmado). H.R. Giger, o criador do visual do Alien original, colabora nos designs do filme.
Prometheus estreia em 8 de junho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário