quinta-feira, 23 de junho de 2011

Especial - HARRY POTTER - Parte 2

Com a estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 se aproximando, vamos publicar um especial falando sobre o elenco e a equipe de produção.

Confiram a segunda parte.

Dando continuidado ao nosso Especial Harry Potter, nessa 2ª parte desse especial falaremos de: CIARÁN HIND (Abertforth Dumbledor), JASON ISAACS (Lúcio Malfoy), ALA RICKMAN (Severo Snape), MAGGIE SMITH (Minerva McGonagall), JULIE WALTERS (Sra. Weasley) e TOM FELTON (Draco Malfoy).

SOBRE O ELENCO

CIARÁN HINDS une-se ao elenco no papel de Aberforth Dumbledore, irmão do falecido diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore.

Antes disso, no mesmo ano, Hinds atuou com Anthony Hopkins no thriller psicológico “O Ritual”. Entre seus próximos filmes estão a refilmagem de “O Espião que Sabia Demais”; o thriller “The Woman in Black”; a fantasia de ação “Ghost Rider: Spirit of Vengeance” (sequência de “Motoqueiro Fantasma”); e o filme de animação “A Princesa de Marte”.

Em 2009, Hinds recebeu o prêmio de Melhor Ator no festival de cinema de Tribeca por sua atuação em “The Eclipse”. Entre seus trabalhos recentes estão também “A Vida Durante a Guerra”, “A Montanha Enfeitiçada”, “Stop-Loss – A Lei da Guerra”, “A Vida Num Só Dia”, “Sangue Negro”, “Margot e o Casamento”, “Jesus – A História do Nascimento” e “Jornada pela Liberdade”. Ele também atuou com Eric Bana e Daniel Craig no controverso drama verídico de Steven Spielberg “Munique”. Além disso, Hinds protagonizou a série da HBO “Roma”, ganhando o prêmio Irish Film e Television de Melhor Ator por sua interpretação de Júlio César.


Seus trabalhos anteriores no cinema incluem “As Garotas do Calendário”, “Lara Croft Tomb Raider: A Origem da Vida”, “O Custo da Coragem”, “Estrada para Perdição”, “A Soma de Todos os Medos”, “Titanic Town”, “Oscar® e Lucinda,” “Mães em Luta”, “Circle of Friends” e o épico da época do rei Arthur “Excalibur”, que marcou sua estreia no cinema.

Hinds começou atuando no teatro de sua Irlanda do Norte e realizou vários trabalhos no Glasgow Citizens’ Theatre. Acabou se tornando membro da Royal Shakespeare Company, onde atuou em peças tais como “The Last Days of Don Juan”, “Troilus and Cressida”, “Eduardo II” e “Ricardo III”, interpretando o papel-título.

---------------------------------------------------------

JASON ISAACS volta como Lúcio Malfoy, o Comensal da Morte uma vez arrogante, que perdeu tanto seu poder como seu cargo. Ele já havia interpretado Lúcio em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1”.
Isaacs atua com Taylor Lautner no thriller “Abduction”, dirigido por John Singleton, e ele empresta sua voz a “Cars 2” e a “Green Lantern: Emerald Knights”.

Recentemente, Isaacs atuou com Matt Damon no thriller de ação de Paul Greengrass “Zona Verde”, e atuou no filme independente “Skeletons”. Ele atuou e foi produtor executivo do drama com tema nazista “Um Homem Bom”, pelo qual ele foi indicado ao prêmio do London Film Critics Circle de Melhor Ator Coadjuvante. Recentemente, foi indicado também ao Globo de Ouro de Melhor Ator por seu trabalho na minissérie da BBC “The State Within” e ao BAFTA TV de Melhor Ator por seu papel no filme da BBC “The Curse of Steptoe”.

Isaacs conquistou fama em 2000 por sua interpretação do cruel Coronel William Tavington no revolucionário drama de Guerra de Roland Emmerich, “O Patriota”, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio do London Film Critics’ Circle de Melhor Ator Coadjuvante e ao prêmio Blockbuster de Melhor Vilão. Em 2001, ele interpretou uma drag queen na refilmagem de “Doce Novembro”, e também ele estava irreconhecível como o obstinado capitão Mike Steele no drama de guerra “Falcão Negro em Perigo”, de Ridley Scott. Depois, ele atuou no drama da 2ª Guerra Mundial “Códigos de Guerra”, de John Woo; na comédia romântica “Passionada”; e na comédia de ação “O Terno de 2 Bilhões de Dólares”, de Jackie Chan. Em 2003, ele interpretou os papéis de capitão Hook e Sr. Darling no filme de ação ao vivo “Peter Pan”, de P.J. Hogan.

Isaacs também fez vários filmes com seu amigo, o diretor Paul Anderson, atuando em “O Enigma do Horizonte”, “O Soldado do Futuro” e “Shopping – Alvo do Crime”, e também fez uma ponta em “Resident Evil – O Hóspede Maldito”. Entre seus outros filmes estão “Fim de Caso”, “Armageddon” e “Coração de Dragão”, assim como os filmes independentes “Amigos Com Dinheiro”, “Tennis, Anyone?”, “Más Companhias”, “Nine Lives” “Hotel”, “The Last Minute” e “Divorcing Jack”.

Na televisão, Isaacs atuou por três temporadas na série “Brotherhood”, ganhador do prêmio Peabody, pela qual foi indicado ao prêmio Satellite. Seus outros trabalhos na TV incluem o filme “Scars” do Canal 4, um papel recorrente na série da NBC “The West Wing”, e uma participação especial em “Entourage”. No início da carreira, ele atuou por duas temporadas na série britânica de sucesso “Capital City”, e foi visto também na controversa minissérie “Civvies”, da BBC. Atualmente, ele está filmando a minissérie “Case Histories”, da BBC, baseada nos best-sellers de Kate Atkinson, nos quais ele interpreta o detetive icônico Jackson Brodie.

Nascido em Liverpool, Inglaterra, Isaacs frequentou a universidade Bristol, onde ele dirigiu e/ou atuou em mais de 20 produções teatrais. Depois, ele se graduou na prestigiosa Central School of Speech and Drama de Londres.

No teatro, ele criou o papel de Louis na produção “Angels in America - Partes 1 e 2”, do Royal National Theatre, ganhador do prêmio Pulitzer. Ele esteve em cinco festivais de Edimburgo e em Londres no Royal Court, Almeida e King’s Head. Mais recentemente, Isaacs contracenou com Lee Evans na remontagem de “The Dumb Waiter”, de Harold Pinter, no West End.

---------------------------------------------------------

ALAN RICKMAN interpreta o enigmático Severo Snape, o ex-professor de poções que é agora o novo diretor de Hogwarts. Ele interpretou o primeiro papel de Snape em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e interpretou o personagem em todos os filmes Harry Potter.

Rickman já era um ator de teatro premiado na Inglaterra, sua terra natal, quando estreou no cinema no filme de ação “Duro de Matar”, sucesso de bilheteria. Desde então, foi premiado repetidamente por seu trabalho no cinema e na televisão.

Em 1992, ele ganhou um BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação do xerife de Nottingham em “Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões”, e também foi indicado a um segundo BAFTA de Melhor Ator por seu papel em “Um Romance do Outro Mundo”, de Anthony Minghella. E também em 92 ele ganhou os prêmios Evening Standard British Film e do London Film Critics Circle por seu trabalho nesses dois filmes, bem como “Três Amores e uma Paixão”, de Stephen Poliakoff, com o London Film Critics Circle adicionando também sua atuação em “Contratado para Matar”. Depois, ele foi indicado ao BAFTA por suas atuações em “Razão e Sensibilidade” de Ang Lee e “Michael Collins”, de Neil Jordan.

Na televisão, Rickman ganhou o Emmy, Globo de Ouro e o prêmio do Screen Actors Guild por sua interpretação do papel-título "Rasputin”, da HBO. Ele recebeu outra indicação ao Emmy de melhor Ator no filme de 2004 da HBO “Quase Deuses”. No ano passado, atuou com Emma Thompson no filme da BBC “The Song of Lunch”.

Mais recentemente, Rickman interpretou o juiz Turpin na versão para cinema de Tim Burton do musical “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, de Stephen Sondheim. Ele se juntou a Burton para dar voz ao Blue Caterpiller no sucesso de bilheteria de 2010, o filme fantasia “Alice no País das Maravilhas”. Entre seus outros filmes estão “Bottle Shock”, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no festival de Seattle de 2008; “Nobel Son”; “Perfume: A História de um Assassino”; “Um Certo Olhar”; “Simplesmente Amor”; “De cabelos em Pé”; “Heróis Fora de Órbita”; “Dogma”; “Judas Kiss” e “Mesmer – O Feiticeiro”, pelo qual foi nomeado o Melhor Ator no festival de Montreal de 1994. Mais recentemente, ele atuou com Emma Thompson no filme “The Song of Lunch”, da BBC.

Em 1997, Rickman estreou na direção com o filme “Momento de Afeto”, com Emma Thompson, cujo roteiro ele escreveu com Sharman Macdonald, baseado na peça original de Macdonald. Seleção oficial do festival de Veneza, o filme foi indicado ao Leão de Ouro e ganhou três outros prêmios, e foi depois nomeado Melhor Filme no festival de Chicago de 1997. Rickman dirigiu também a versão para teatro de “Momento de Afeto” para o palco britânico. Além disso, ele dirigiu “My Name is Rachel Corrie” no West End, ganhando os prêmios Melhor Peça Nova e Melhor Diretor do Theatregoers’ Choice antes de a produção transferir-se para Nova York. Recentemente, ele dirigiu uma produção do “Creditors”, de August Strindberg, no London’s Donmar Warehouse, que foi apresentada também no Brooklyn Academy of Music em abril de 2010.

Rickman estudou na Royal Academy of Dramatic Art antes de participar da Royal Shakespeare Company por duas temporadas. Em 1985, ele criou o papel do Visconde de Valmont em “Ligações Perigosas” e, em 1987, ele foi indicado ao prêmio Tony quando interpretou o mesmo papel na Broadway. Em 2001 e 2002, Rickman atuou na produção do West End de “Private Lives”, de Noel Coward, que lhe rendeu um prêmio do Variety Club e indicações ao Olivier e Evening Standard de Melhor Ator. Quando a peça foi para a Broadway, Rickman teve sua segunda indicação ao Tony de Melhor Ator. Ele voltou ao palco em “John Gabriel Borkman”, de Ibsen, que estreou no teatro Abbey, em Dublin, antes de ir para o Brooklyn Academy em Nova York.

---------------------------------------------------------

MAGGIE SMITH volta ao papel da professora Minerva McGonagall de Hogwarts.

Smith foi premiada várias vezes por seu trabalho no teatro, cinema e televisão. Ganhou o Oscar® duas vezes. Na primeira vez, pelo papel-título em “The Prime of Miss Jean Brodie”, em 1969, pelo qual ela ganhou também um BAFTA e foi indicada ao Globo de Ouro. Uma década depois, ela ganhou seu Segundo Oscar® e também um Globo de Ouro e um Evening Standard British Film e uma indicação ao BAFTA, por seu papel em “California Suite”. Smith recebeu sua sexta e mais recente indicação ao Oscar® por sua atuação em “Assassinato em Gosford Park”, de Robert Altman, recebendo também indicações ao Globo de Ouro e BAFTA e partilhando um prêmio do Screen Actors Guild e um Critics’ Choice conferido ao conjunto do elenco.

Entre os inúmeros prêmios por sua atuação, Smith recebeu indicações ao Oscar® por suas atuações em “Othello”, “Viagens com Minha Tia” e “Uma janela para o Amor”, ganhando um BAFTA e um Globo de Ouro pelo último. Além disso, ela ganhou prêmios BAFTA por “Chá com Mussolini” e “Meu Reino por um Leitão”; BAFTA e Evening Standard British Film por “The Lonely Passion of Judith Hearne” e um Evening Standard British Film por “Quartet”.

Smith interpretou o papel de professora McGonagall em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e repetiu o papel em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Entre seus outros filmes estão “Divinos Segredos”, “O Clube das Desquitadas”, “Mudança de Hábito”, “O Jardim Secreto”, “Hook – A Volta do Capitão Gancho”, “Amor e Inocência”, “O Violinista Que Veio do Mar”, “The Last September”, “Washington Square”, “Ricardo III”, “The Missionary”, “Morte sobre o Nilo”, “Assassinato por Morte” e “Charada em Veneza”.

Na televisão, ela está atuando na série da ITV “Downton Abbey”, que está sendo exibida nos EUA na PBS. Antes, ela ganhou um Emmy por sua atuação no filme de 2003 da HBO “My House in Umbria”. Em 2010, ela foi indicada pela quarta vez ao Emmy por seu trabalho no filme da HBO “Capturing Mary”. Anteriormente, ela foi indicada ao Emmy por seus papéis nos filmes “Suddenly, Last Summer” e “David Copperfield”, ganhando uma indicação ao BAFTA TV por este último. Além disso, ela teve indicações ao BAFTA TV pelos projetos “Memento Mori”, “Mrs. Silly” e “Talking Heads”, ganhando um prêmio da Royal Television Society pelo último.

Smith começou a atuar no teatro em 1952 com a Oxford University Drama Society, e fez sua estreia profissional em Nova York em “The New Faces of 1956 Revue”. Três anos depois, ela entrou para a Old Vic Company, onde ela ganhou o Evening Standard de 1962 de melhor Atriz por seus papéis em “The Private Ear” e “The Public Eye”. Entrando para o National Theatre em 1963, Smith interpretou Desdemona no “Othello” de Laurence Olivier. Suas notáveis apresentações com o National Theatre também incluem as produções de “Black Comedy”, “Miss Julie”, “The Country Wife”, “The Beaux Stratagem”, “Muito Barulho Por Nada” e “Hedda Gabler”.

Por toda sua carreira, Smith continuou a aparecer nos palcos de Londres e Nova York. Ela ganhou um prêmio Tony por sua atuação em “Lettice and Lovage”, e antes havia recebido indicações ao Tony por “Night and Day” e “Private Lives”. Ela também recebeu prêmios Evening Standard Drama por suas atuações em “Virginia” e “Three Tall Women”.

Smith tornou-se uma Dama do Império Britânico em 1990. Ela é também membro do British Film Institute, e, em 1993, recebeu um BAFTA pelo conjunto da sua obra.

---------------------------------------------------------

JULIE WALTERS repete seu papel da maternal Sra. Weasley, o personagem que ela interpretou em todos os sucessos de bilheteria Harry Potter.

Indicada duas vezes ao Oscar®, Walters foi indicada pela primeira vez em 1984 pela sua estreia no cinema no papel-título de “O Despertar de Rita”, ganhando também os prêmios BAFTA e Globo de Ouro por sua atuação. Ela recebeu sua segunda indicação ao Oscar® por seu trabalho em “Billy Elliot”, de Stephen Daldry. Sua interpretação da professora de balé nesse filme lhe rendeu também seus prêmios BAFTA, Empire, Evening Standard Film e do London Film Critics Circle, além de indicações ao Globo de Ouro e European Film e duas indicações do Screen Actors Guild, uma de Atriz Coadjuvante, e uma segunda partilhada com seus colegas de elenco, de Melhor Elenco. Walters também recebeu indicações ao BAFTA por seus papéis em “Serviços Íntimos” e “Stepping Out”, ganhando um prêmio do Variety Club pelo último.

Em 2008, atuou com Meryl Streep no musical de estrondoso sucesso “Mamma Mia! – O Filme” Nesse ano, sua voz foi ouvida no filme de animação de sucesso “Gnomeu e Julieta”. Entre seus outros filmes estão “Amor e Inocência”, de Julian Jarrold; “Driving Lessons”, com seu filho em Harry Potter, Rupert Grint; “Wah-Wah”; “Garotas do Calendário”; “Antes de Você Nos Deixar”; “Titanic Town”, de Roger Michell; “A Vida é um Jogo”; “Intimate Relations”; “Entre Elas”; “Just Like a Woman”; “Buster – Procura-se um Ladrão”; e “O Amor Não Tem Sexo”, de Stephen Frears.

Walters é também muito conhecida pelo público de televisão britânico. Em 2010, ela recebeu duas indicações ao BAFTA TV, ambas na categoria de Melhor Atriz, pelos filmes “A Short Stay in Switzerland” e “Mo”, ganhando pelo último. Anteriormente, ela ganhou três prêmios BAFTA TV consecutivos, em 2002, 2003 e 2004, por suas atuações em “Strange Relations”; “Murder,” pelo qual ela ganhou também um prêmio da Royal Television Society; e a série “The Canterbury Tales”, ganhando também um prêmio do Broadcasting Press Guild. Ela recebeu mais quatro indicações ao BAFTA TV: em 1983, pela minissérie “Boys From the Blackstuff”; em 1987, pela série “Victoria Wood: As Seen on TV”; em 1994, pelo filme “The Wedding Gift”; e em 1999, pela série “Dinnerladies”. Entre seus vários outros filmes para televisão estão “Filth: The Mary Whitehouse Story”, “The Ruby in the Smoke”, “Ahead of the Class”, “The Return”, “Oliver Twist”, “Jake’s Progress”, “Pat and Margaret”, “The Summer House”, “Julie Walters and Friends”, “Talking Heads” e “The Birthday Party”.

Talentosa atriz de teatro, Walters ganhou um Olivier em 2001 por sua atuação em “All My Sons”, de Arthur Miller e foi anteriormente indicada a um Olivier por seu trabalho em "Fool for Love”, de Sam Shepard. Ela havia feito sua estreia no teatro de Londres em “O Despertar de Rita”, criando o papel que mais tarde ela levaria para o cinema. Entre seus trabalhos no teatro estão também as peças “Jumpers”, “Having a Ball”, “Frankie and Johnny in the Clair de Lune”, “When I was a Girl I Used to Scream and Shout”, “The Rose Tattoo”, de Tennessee Williams, e o musical “Acorn Antiques”.

Além do seu trabalho como atriz, o primeiro romance de Walters, Maggie’s Tree, foi publicado em 2006.

---------------------------------------------------------

TOM FELTON interpretou o papel de nêmesis de Harry Potter e líder da Sonserina, Draco Malfoy em todos os filmes Harry Potter.

Entre os próximos inúmeros filmes de Felton estão o thriller sobrenatural “The Apparition”, no qual ele atua com Ashley Greene e Sebastian Stan; o filme de ação-ficção científica “Rise of the Apes,” um prelúdio da série “Planeta dos Macacos”, com James Franco e Freida Pinto; o drama sobre esporte independente “From the Rough”, baseado na história do treinador Santana Sparks, com Taraji P. Henson; e o drama sobre a 2ª Guerra Mundial “Grace and Danger”.

Felton atua profissionalmente desde os 9 anos de idade, quando ele interpretou Peagreen Clock no conto fantástico de Peter Hewitt “Os Pequeninos”. Sua interpretação chamou a atenção do diretor Andy Tennant, que escalou Felton como filho de Jodie Foster na tela, Louis Leonowens, no filme épico de 1999, “Anna e o Rei”.

Dois anos depois, ele obteve o cobiçado papel de Draco Malfoy no primeiro filme Harry Potter, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Ele continuou interpretando o personagem que os fãs adoram odiar em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, pelo qual ele ganhou um prêmio MTV Movie de Melhor Vilão, e “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1”. Ele também fez uma ponta na comédia “Get Him to the Greek”, com Russell Brand.

Além de atuar, Felton dedica tempo à sua outra paixão, a música. Ele aprendeu sozinho a tocar violão, e escreve e é intérprete de suas próprias músicas.

---------------------------------------------------------

Na parte 3 falaremos de: BONNIE WRIGHT (Gina Weasley), JAMES PHELPS (Fred Weasley), OLIVER PHELPS (Jorge Weasley), MATTHEW LEWIS (Neville Longbottom) e EVANNA LYNCH (Luna Lovegood).

Nenhum comentário:

Postar um comentário