sexta-feira, 17 de junho de 2011

Especial - HARRY POTTER - Parte 1

Com a estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 se aproximando, vamos publicar um especial falando sobre o elenco e a equipe de produção.

Com vocês, a primeira parte.

Em nossa primeira parte vamos falar dos atores DANIEL RADCLIFFE (Harry Potter), RUPERT GRINT (Ronald Weasley), EMMA WATSON (Hermione Granger), HELENA BONHAM CARTER (Belatriz Lestrange), ROBBIE COLTRANE (Rúbeo Hagrid) e RALPH FIENNES (Lord Voldemort).

SOBRE O ELENCO

DANIEL RADCLIFFE interpretou o papel-título dos filmes campeões de bilheteria baseados nos best-sellers Harry Potter de J.K. Rowling.
Radcliffe está atualmente interpretando J. Pierpont Finch na peça da Broadway “How to Succeed in Business Without Really Trying”, que é o seu primeiro musical da Broadway. A peça é dirigida e coreografada por Rob Ashford vencedor do prêmio Tony.

Em 2008, Radcliffe fez sua estreia na Broadway interpretando Alan Strang na peça “Equus” de Peter Shaffer, ganhando o prêmio de Melhor Ator no Annual Theatre Fan Choice Awards, organizado pelo Broadway World, além de Melhor Ator e Revelação no Annual Broadway.Com Audience Awards. Ele também foi indicado ao Drama League e ao Drama Desk por sua atuação na peça. No ano anterior, Radcliffe foi aclamado quando interpretou Alan Strang na remontagem de “Equus”, em Londres, que marcou sua estreia no West End. As produções de “Equus” de Londres e da Broadway foram ambas dirigidas por Thea Sharrock e foram estreladas por Richard Griffiths, ganhador do Tony.


Nas telas, Radcliffe estará no suspense de terror independente “The Woman in Black”, dirigido por James Watkins. Entre seus outros filmes estão o independente australiano “Um Verão para Toda a Vida” e o papel-título de Jack Kipling no filme para televisão “My Boy Jack”, história verídica sobre o filho de 17 anos de Rudyard Kipling e o efeito devastador que sua morte, na Primeira Guerra Mundial, teve sobre sua família.

Radcliffe estreou no cinema no papel do jovem David Copperfield na apresentação da BBC/PBS do clássico do romance de Charles Dickens. Ele então disparou para a fama quando ganhou o cobiçado papel do menino bruxo em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em 2001. Na última década, ele repetiu seu papel de Harry Potter em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Ele interpreta seu personagem pela última vez em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, de duas partes.

Na televisão, Radcliffe emprestou sua voz ao personagem de um vampiro taciturno chamado Edmund no especial “The Simpsons - Treehouse of Horror XXI”. Ele também representou a si mesmo como convidado na série premiada da BBC/HBO “Extras,” estrelada por Ricky Gervais.

---------------------------------------------------------

RUPERT GRINT interpretou Rony Weasley, o colega de classe e leal melhor amigo de Harry Potter, em todos os filmes Harry Potter.

No último outono, Grint atuou na comédia de ação independente “Wild Target”, dirigida por Jonathan Lynn e estrelando também Bill Nighy e Emily Blunt. Grint interpreta um jovem aprendiz de um homem que ele acredita ser um detetive particular, mas que, na verdade, é um assassino profissional, baseado no filme francês de 1993 “Cible émouvante”.

A estreia de Grint como ator profissional aconteceu quando ele ganhou o papel de Rony Weasley em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em 2001. Sua atuação nesse filme lhe rendeu uma indicação ao prêmio do British Film Critics’ Circle de Melhor Novato e um prêmio Young Artist de Ator Promissor. Depois, ele atuou em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Ele interpreta Rony Weasley pela última vez nas duas partes de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o último filme da série.

Em 2006, a Empire, principal revista sobre cinema do Reino Unido, premiou Grint, Daniel Radcliffe e Emma Watson com o prestigioso prêmio Outstanding Contribution em reconhecimento às suas atuações em todos os filmes Harry Potter.

Grint atuou também nos filmes “Pum! Emissão Impossível”, de Peter Hewitt, junto com Simon Callow, Stephen Fry e Paul Giamatti; “Lições de Vida”, de Jeremy Brock, com Julie Walters e Laura Linney; e o filme independente “Cherrybomb”, exibido em festivais no Reino Unido e Europa e aclamado pela crítica.

---------------------------------------------------------

EMMA WATSON interpretou Hermione Granger, devota amiga de Harry Potter e de Rony Weasley, em todos os filmes Harry Potter. Ela voltou ao papel pela última vez na conclusão em duas partes da franquia, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

Watson estará em “Uma Semana com Marilyn”, de Simon Curtis, com Michelle Williams, e no filme independente “Perks of Being a Wallflower”. Anteriormente, contracenou com Victoria Wood, Richard Griffiths e Emilia Fox, no papel de Pauline Fossil, no drama televisivo da BBC, “Ballet Shoes”, e emprestou sua voz ao papel da princesa Pea na aventura de animação de 2008, “O Corajoso Ratinho Despereaux”.

A estreia de Watson como atriz profissional aconteceu no primeiro filme Harry Potter, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, ganhando o prêmio Young Artist de Melhor Atriz Jovem por sua atuação. Watson foi indicada duas vezes ao Critics’ Choice pela Broadcast Film Critics Association, por seu trabalho em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, e foi indicada ao prêmio MTV Movie por sua atuação em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.

Além disso, Watson ganhou dois prêmios AOL consecutivos de Melhor Atriz Coadjuvante, primeiro por “Harry Potter e a Câmara Secreta” e outro por “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Os leitores da revista Total Film também a elegeram Melhor Nova Atriz por seu trabalho neste último. Em 2006, a Empire, principal revista sobre cinema do Reino Unido, agraciou Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint, com o prêmio Outstanding Contribution em reconhecimento ao seu trabalho, em todos os filmes Harry Potter.

Além da atuação, outra paixão de Watson é a moda. Ela trabalhou com a Fair Trade e a produtora de roupas orgânicas People Tree, ajudando a criar uma nova linha de moda para adolescentes, e esteve à frente das campanhas da Burberry outono-inverno 2009 e primavera-verão 2010.

---------------------------------------------------------

HELENA BONHAM CARTER interpreta a Comensal da Morte e fanática devota de lorde Voldemort Belatriz Lestrange. Ela interpretou o papel pela primeira vez no filme de sucesso de 2007 “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e também interpretou Belatriz em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1”.

Indicada duas vezes ao Oscar®, Bonham Carter ganhou sua mais recente indicação ao Oscar® por sua atuação no premiado drama histórico de 2010, “O Discurso do Rei,” dirigido por Tom Hooper. Por sua interpretação de Elizabeth, a esposa do rei George VI, ela recebeu também indicações ao Globo de Ouro e ao prêmio do Screen Actors Guild (SAG), e ganhou o prêmio BAFTA e o British Independent Film. Além disso, os astros de “O Discurso do Rei” ganharam um SAG de Melhor Elenco em um Filme.

Recentemente, Bonham Carter conquistou também uma indicação ao Globo de Ouro e ganhou um prêmio Evening Standard British Film de Melhor Atriz por sua atuação como Sra. Lovett na adaptação de Tim Burton de 2009 para as telas do musical de Stephen Sondheim “Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, que tinha Johnny Depp no papel-título. Em 2010, uniu-se de novo a Burton e Depp para a fantástica aventura de sucesso “Alice no País das Maravilhas”.

Bonham Carter recebeu sua primeira indicação ao Oscar®, bem como ao Globo de Ouro, BAFTA e SAG por seu trabalho no drama romântico de época de 1997 “Asas do Amor”, baseado no romance de Henry James. Sua atuação nesse filme também lhe rendeu prêmios de Melhor Atriz de inúmeras organizações de críticos, incluindo Los Angeles Film Critics, Broadcast Film Critics, National Board of Review e London Film Critics Circle.

Ela estreou no cinema em 1986 no papel-título do biográfico histórico de Trevor Nunn, “Lady Jane”. Mal tinha terminado a produção do filme quando o diretor James Ivory lhe ofereceu o papel de protagonista em “Uma janela para o Amor”, baseado no livro de E.M. Forster. Ela foi aclamada em mais duas adaptações para o cinema de romances de Forster: “Por onde os Anjos não Passam”, de Charles Sturridge, e “Retorno a Howard’s End”, de James Ivor, pelo qual obteve sua primeira indicação ao BAFTA.

Entre os primeiros trabalhos de Bonham Carter estão também “Hamlet”, de Franco Zeffirelli, em que contracena com Mel Gibson; “Frankenstein de Mary Shelley”, dirigido e estrelado por Kenneth Branagh; “Poderosa Afrodite”, de Woody Allen; e “Noite de Reis”, em que ela atua com Trevor Nunn.

Ela atuou em “Clube da Luta”, de David Fincher, com Brad Pitt e Edward Norton; nos filmes dirigidos por Tim Burton “Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas”, “Planeta dos Macacos” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”; e o filme de ação “O Exterminador do Futuro - A Salvação”, dirigido por McG. Além disso, ela atuou em filmes independentes tais como “Droga da Sedução”, “The Heart of Me”, “Mistérios do Passado” e “Nosso Amor do Passado”. Ela também emprestou a voz aos filmes de animação “Carnivale”; “A Noiva-Cadáver”, de Tim Burton, no papel-título; e “Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais”, ganhador do Oscar®.

Na televisão, Bonham Carter foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro por suas atuações no filme “Ao Vivo de Bagdá” e na minissérie “Merlin,” e indicada ao Globo de Ouro por sua interpretação de Marina Oswald na minissérie “A Outra Conspiração – Marina, Sra. Lee Oswald”. Ela também interpretou Ana Bolena na minissérie britânica “Henrique VIII”, e a mãe de sete crianças, incluindo quatro filhos autistas, no filme da BBC “Magnificent 7”. Mais recentemente, ela atuou no filme biográfico da BBC “Enid Blyton”, interpretando a renomada contadora de histórias para crianças Enid Blyton.

No teatro, Bonham Carter atuou nas produções de “The Woman in White”, “The Chalk Garden”, “The House of Bernarda Alba” e “Trelawny of the Wells”, para citar alguns.

---------------------------------------------------------

ROBBIE COLTRANE é o adorado zelador de Hogwarts Rúbeo Hagrid, personagem que ele interpretou em todos os filmes Harry Potter. Ele foi indicado aos prêmios BAFTA e do Los Angeles Film Critics Circle por sua atuação em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Papel que reprisou em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e, por fim, nas duas partes de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

Entre os vários filmes de Coltrane estão também “Vigaristas”; “Doze Homens e Outro Segredo”, de Steven Soderbergh; os filmes dirigidos por Stephen Sommers “Van Helsing – O Caçador de Monstros” e “As Aventuras de Huck Finn”; “Do Inferno”, dos irmãos Hughes; os filmes de James Bond “O Mundo Não é o Bastante” e “007 Contra Goldeneye”; “Uma Carta de Amor”, de Luis Mandoki; “Buddy, Meu Gorila Favorito”; “The Pope Must Die”; “Freiras em Fuga”, pelo qual ele ganhou o prêmio Peter Sellers Comedy no Evening Standard British Film Awards de 1991; “Henrique V”; “A Grande Barbada”, de Kenneth Branagh; “Bert Rigby, Na Trilha da Fama”, de Carl Reiner; “Mona Lisa”, dirigido por Neil Jordan; “Absolute Beginners”; e “Em Defesa da Verdade.”

Talvez Coltrane seja mais conhecido por seu trabalho na série de TV premiada e internacionalmente popular “Cracker”, que também deu origem a vários filmes de televisão, tendo o último ido ao ar no outono de 2006. Sua atuação como o durão e piadista psicólogo da Polícia Dr. Eddie “Fitz” Fitzgerald rendeu a Coltrane numerosos prêmios, entre os quais três prêmios BAFTA consecutivos de Melhor Ator de Televisão em 1994, 1995 e 1996; o Broadcasting Press Guild de Melhor Ator de Televisão em 1993; um Silver Nymph de melhor Ator no Festival de Televisão de Monte Carlo em 1994; o prêmio da Royal Television Society de Melhor Ator em 1994; Melhor Ator da FIPA; e um Cable ACE de Melhor Ator num Filme ou Minissérie.

Coltrane ganhou popularidade no início dos anos 1980 por suas participações em programas tais como “Alfresco”, “Kick Up the Eighties”, “Laugh??? I Nearly Paid My Licence Fee” e “Saturday Night Live”. Depois, atuou em 13 produções de “Comic Strip” e numerosos programas de televisão, incluindo “Blackadder the Third” e “Blackadder’s Christmas Carol”. Ele foi indicado ao BAFTA por sua interpretação de Danny McGlone na série “Tutti Frutti”. Na televisão, atuou também na minissérie da ITV “Murderland”, e nos filmes “The Ebb-Tide”, “Alice no País das Maravilhas” e “The Planman”, do qual foi também o produtor executivo.

Coltrane foi agraciado com o OBE na New Year’s Honours List por seus serviços prestados ao drama.

---------------------------------------------------------
 
RALPH FIENNES volta como o perverso lorde Voldemort, um dos mais apavorantes vilões da literatura e do cinema modernos. Ele interpretou Voldemort em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, em 2005, e voltou ao papel no sucesso de bilheteria de 2007, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e, mais recentemente, em “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1”, no ano passado.

Em 2010, Fiennes dirigiu seu primeiro filme, uma versão contemporânea do perigoso thriller político de Shakespeare, “Coriolanus”, no qual ele também atua com Gerard Butler e Vanessa Redgrave. No mesmo ano, ele atuou em “Nanny McPhee Returns”, contracenando com Emma Thompson, e em “Fúria de Titãs”, com Liam Neeson e Sam Worthington. Atualmente, ele está filmando “Fúria de Titãs 2”.

Fiennes recebeu duas indicações ao Oscar®, a primeira em 1994 por sua atuação em “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, ganhador do Oscar® de Melhor Filme. A interpretação de Fiennes do aterrorizante comandante nazista Amon Goeth também lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao BAFTA, assim como foi considerado o Melhor Ator Coadjuvante por numerosos grupos de críticos, incluindo a National Society of Film Critics, e as New York, Chicago, Boston e London Film Critics Associations. Quatro anos depois, Fiennes ganhou sua segunda indicação ao Oscar® de Melhor Ator, em outro ganhador de Melhor Filme, “O Paciente Inglês”, de Anthony Minghella”. Ele também foi indicado ao Globo de Ouro, ao BAFTA, assim como foi indicado a dois prêmios do Screen Actors Guild (SAG), um de Melhor Ator e outro partilhado com todo o elenco do filme.

Além disso, Fiennes ganhou um British Independent Film, um Evening Standard British Film e um prêmio do London Film Critics Circle e foi indicado ao BAFTA por seu trabalho no drama “O Jardineiro Fiel”, de 2005, dirigido por Fernando Meirelles. Em 2008, recebeu duas indicações ao British Independent Film de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação em “A Duquesa”, que lhe rendeu também uma indicação ao Globo de Ouro, e “Na Mira do Chefe”. Além disso, ele foi indicado ao Emmy, Globo de Ouro e SAG por seu trabalho no filme da HBO “Bernard e Doris”, no qual contracenou com Susan Sarandon.

Atuou em vários outros filmes, entre os quais “O Leitor”, com Kate Winslet; o ganhador do Oscar® “The Hurt Locker”, de Kathryn Bigelow; “A Condessa Branca”, de James Ivory; o filme de animação de Aardman, ganhador do Oscar®, “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”; “Dragão Vermelho”; os filmes dirigidos por Neil Jordan “Fim de Caso” e “Lance de Sorte”; “Spider – Desafie sua Mente”, de David Cronenberg; “Chromophobia” e “Paixão Proibida”, de Martha Fiennes; “Sunshine – O Despertar de um Século”, de István Szabó; “Encontro de Amor”; o filme de animação “O Príncipe do Egito”; “Os Vingadores”; “Oscar® e Lucinda”; “Estranhos Prazeres”, de Kathryn Bigelow; “Quiz Show – A Verdade dos Bastidores”, de Robert Redford; e “O Morro dos Ventos Uivantes”, que marcou sua estreia no cinema.

Graduado pela Royal Academy of Dramatic Art, Fiennes começou sua carreira no teatro de Londres, incluindo duas temporadas com a Royal Shakespeare Company (RSC). Em 1995, Fiennes foi Hamlet na produção de Jonathan Kent da peça de Shakespeare, que estreou em Londres, ganhando um Tony quando a produção foi para a Broadway. Seus trabalhos seguintes no teatro foram “Ivanov”, de novo sob direção de Kent; os papéis-título de “Coriolanus” e “Ricardo II”, de Shakespeare; e “The Talking Cure”, de Christopher Hampton, na qual interpretou o papel de Carl Jung; o papel-título de “Brand”, de Ibsen no RSC; e “Júlio César”, interpretando Marco Antônio.

Em 2006, ele atuou com Jonathan Kent em “Faith Healer”, de Brian Friel, que estreou em Dublin antes de ir para a Broadway, onde Fiennes foi indicado ao prêmio Tony por sua atuação. Mais recentemente, Fiennes atuou, na estreia de 2008 no West End da peça de Yasmina Reza, “The God of Carnage”, e depois, no mesmo ano, na produção de “Édipo”, de Kent, no National Theatre.

---------------------------------------------------------

Na parte 2 desse especial falaremos de: CIARÁN HIND (Abertforth Dumbledor), JASON ISAACS (Lúcio Malfoy), ALA RICKMAN (Severo Snape), MAGGIE SMITH (Minerva McGonagall), JULIE WALTERS (Sra. Weasley) e TOM FELTON (Draco Malfoy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário